12/18/2012

NATAL – Dicas para o uso consciente de embalagens


O Natal, a tradição cristã que comemora o nascimento de Jesus, contém vários símbolos tradicionais: a ceia, a árvore, a estrela, o Papai Noel, as músicas tradicionais, o presépio, decorações natalinas e a tão esperada troca de presentes.
E o que representam as trocas de presente? Os reis magos visitaram Jesus em seu nascimento, e entregaram-lhe presentes. Então, dessa história, surgiu à tradição de trocar presentes no Natal.
A tão tradicional troca de presentes na comemoração de Natal, gera para o comércio e para a economia, um dos maiores aquecimentos econômicos em países cristãos.
Mas, e quanto ao lixo gerado pelo excesso de embalagens, que muitas vezes são descartados depois que recebemos os presentes? O que fazemos com eles? Ou, como fazemos para gerar menos lixo e ajudar o nosso meio ambiente? Já pensou em guardar as embalagens e saquinhos para serem reaproveitadas?

Dicas:
- Saquinhos de pano podem ser usados para guardarmos roupas, sapatos ou para usá-las nas malas de viagens e separar nossos pertences pessoais. Os mesmos saquinhos de pano sem marca podem ser reaproveitados para colocar novos presentes.

- As sacolas das lojas podem ser guardadas para serem reutilizadas, para transportarmos algumas coisas para o carro ou quando mandamos alguma coisa para alguém. Elas são sempre úteis e quando menos esperamos precisamos de uma sacola para transportarmos alguma coisa, não é verdade?

- Fitas, não precisam ser descartadas, podem ser guardadas para serem reaproveitadas, na árvore de Natal, em outro presente (no presente do amigo secreto que não ficou tão bonito), ou em alguma decoração específica.
Dica de embalagem e reutilização de fitas - Martha Stewart
Embalagem de vidro, com reutilização de fitas - Martha Stewart.
- Até mesmo Cartões de Natal podem ser reciclados. Veja como fazer aqui!
Enfeites de Natal reciclados com cartões natalinos - Martha  Stewart

 - Quem sabe, inovar e pedir presentes sem embalagens? Para isso, podemos acomodar todos os presentes no saco do Papai Noel e só na hora da troca a surpresa será revelada!

Lembrem-se, sacolas plásticas são prejudiciais ao meio ambiente, dê preferência às sacolas de papel e recicladas.

Você tem mais dicas? Compartilhe com a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário